A cena Principal

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cosplay: o que será esta coisa estranha



Já ao tempo que esta coisa me vem à cabeça e sempre que vejo algo relacionado a isto fazem sempre com que seja o contrario. O que será cosplay? Muita gente diz que fazer cosplay é fazer os próprios fatos e blablabla. Isso está errado, imo. Cosplay é representar a personagem na nossa pele, como se a personagem fosse viva. É isto que eu considero cosplay, ser a personagem! Como ela se fosse viva nos nossos tempos.
Já fiz várias pesquisas sobre isso e todas as vezes que pesquiso não vejo em nada de dizerem que é fazer os próprios fatos (pelo menos ainda sei inglês básico).
Sim, eu sei que fazer os próprios fatos tem um carinho especial e não critico quem faz os seus próprios fatos, longe disso mas ao chegar ao ponto de ser cosplay, isso para mim está errado. Desculpem se ofendi alguém mas tive que escrever sobre isto. Já me estava atravessado durante uns bons anos.

7 comentários:

  1. Bravo!
    Não obrigo ninguém a agir como a sua personagem o tempo todo durante o evento, acho que isso nem é possível em muitos casos, mas o termo "cosplay" está incluído no nosso vocabulário e usamo-lo por convenção.
    Da mesma maneira como tratas por "amigo" um conhecido numa conversa informal (porque dizer "um conhecido meu no outro dia foi lá a casa" soa estranho), o mesmo acontece com o termo "cosplay", é apenas usado por convenção quando o termo verdadeiro é "estou disfarçado de (...)"

    ResponderEliminar
  2. Já sabes a minha opinião bro: para mim, o cosplay é uma reunião de vários talentos e habilidades. Fatos comprados na loja não deixam de ser cosplays mas feitos á mão tem muito mais dedicação e crédito do que um comprado, para mim. :s
    Quanto a skits, isso já é outro número de obra já que nem toda a gente tem talentos para o palco. Mas uma coisa podemos concordar: quem não se esforça, seja no que for, também faz figuras de parvo/a, no fim...

    ResponderEliminar
  3. Oi Moshi. Debates a mesma temática que eu, mas ao contrário de mim fizeste esta vez. Eu faço 231564231 vezes. Eu comecei, como muita, a pedir a uma costureira ou cosplayer fiel que me fizessem os cosplays. Isso não me impediu de aprender, claro. Mas fazer os próprios cosplays significa que és cosplayer automaticamente? Não, significa que consegues fazer um fato, parabéns a isso. Muitas pessoas fazem os fatos para o Halloween, são cosplayers por isso? Não me parece.

    Por fim, vejo muita gente com fatos muito cheios, e repletos de pirilim pimpim mas não passam de pessoas com um fato vestido. Representar uma personagem parte do significado de Cosplayer! O facto de conseguires ser uma pessoa diferente daquilo que és e conseguires transmiti-lo, isso sim é Cosplay! E mah friend não digo fotos, isso qq pessoa pode pousar se disseres "faz uma cara fofa" etc. Nada melhor que pegares na história da pessoa e representá-la em palco. E ninguém me tira isso da cabeça ;D

    ResponderEliminar
  4. Apoiado. Cosplay não é um fato, é ser a personagem, mas depende da altura. Eu se fizer cosplay de alguém calmo, só serei calmo em fotos, em palco e etc. que tenha a haver com o cosplay em si, porque com o meu peeps passo a ser eu, e o cosplay passa a ser um fato que por acaso estou a usar.

    ResponderEliminar
  5. Está apoiadissimo, aliás deveria ser senso comum? E ser APENAS fazer os próprios fatos, isso não é cosplay é estilismo design moda plagiadora.

    ResponderEliminar
  6. Moshi, estás correctíssimo, mas o fato e acessórios também são INDISPENSÁVEIS - senão não se chamaria "costume play" :P

    ResponderEliminar